quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Black Soul Samba homenageia Clara Nunes nesta sexta



Nesta sexta-feira (9) a Black Soul Samba volta das férias com uma festa especial: “Clara Nunes 70 anos”, e convida ao palco do bar Palafita para interpretar os grandes sucessos de Clara a cantora Gigi Furtado e a banda Cavaleiros de Jorge. A festa começa às 20h30, com ingressos a 15 reais e 8 reais para estudantes.

Além disso, os DJ's do coletivo Black Soul Samba formado por Uirá Seidl, Kauê Almeida, Fernando Wanzeller, Homero da Cuíca e Eddie Pereira, tocarão músicas de vários discos de Clara Nunes e músicas de outras cantoras e musicistas inesquecíveis do samba como Beth Carvalho, Dona Ivone Lara, Rosinha de Valença, Alcione e Elizeth Cardoso. Também vão rolar outros grandes nomes do samba e samba rock, e claro, todos aqueles sons que marcam a diversidade sonora da Black.

Clara Nunes era uma cantora apaixonada pelo samba e muito lhe era importante a religião, esse encantamento pelo que era sagrado se fazia presente em suas canções. Ela conferia ao próprio canto um sentido religioso, que pode ser notado em canções como “Minha Missão”, composta por João Nogueira e Paulo César Pinheiro, com uma letra que diz: “Quando eu canto/ é para aliviar meu pranto/ e o pranto de quem já tanto sofreu/ quando eu canto/ estou sentindo a luz de um santo/ estou ajoelhando aos pés de Deus.”
“Conto de areia”, “Canto das três raças”, “Portela na avenida” e “Lama” são alguns dos grandes sucessos de Clara Nunes que estarão no show de Gigi Furtado e Cavaleiros de Jorge, que homenageará a cantora. Se Clara estivesse entre nós completaria neste mês, no dia 12, 70 anos. A banda Cavaleiros de Jorge é formada por Lenilson Albuquerque (teclados), André Brasil (bateria), Mario Jorge (baixo), Bila Boy e Nazaco Gomes (percussão).

Gigi Furtado é plural. Além de educadora e atriz é cantora com formação erudita. No canto lírico a carreira de Gigi é marcada principalmente por parcerias com nomes como Jô Ella Tod (EUA), Ednéia Oliveira (MG), Reginaldo Pinheiro (PA), Carol Hill (EUA), Clóvis Afonso André (GER) e Bill Ferrara (EUA). Porém, existe um lado da artista no qual ela faz uma viagem por diferentes sons como samba, música afro, reggae, samba, black music, jazz e soul. Foi assim que ela descobriu seu interesse pela obra de Clara Nunes.

“Fui entrando no universo da Clara devagar. Comparo com aquela comida que você nunca provou e de repente se torna muito especial depois do primeiro contato. Clara foi uma grande cantora e, além disso, era uma grande pesquisadora da cultura afro”, diz Gigi.
Segundo ela uma das curiosidades que mais a encanta é que alguns dos grandes sucessos cantados por Clara eram de composição do paraense Toninho Nascimento como “Conto de areia” e “Menino velho”. Gigi promete fazer um show cheio de emoção na Black Soul Samba desta sexta.

Clara Nunes, o mito

Em 1973 Clara Nunes gravou na Europa o LP Brasília e no Brasil o LP Alvorecer, que chegou ao primeiro lugar de todas as paradas brasileiras com “Conto de areia”. Ao lado de Paulo Gracindo, atuou no Canecão, no Rio de Janeiro, na segunda montagem do espetáculo “Brasileiro, profissão esperança” em 1974, de Paulo Pontes (do qual foi lançado um LP), que contava as vidas de Dolores Duran e de Antônio Maria.

Lançou o disco “Claridade” em 1975, foi sua obra de maior sucesso. Outro grande sucesso veio em 1976, com o disco “Canto das três raças”. Ela morreu no dia 2 de abril 1983. Em dezembro de 1997, a gravadora EMI reeditou a obra completa da artista, em 16 CDs remasterizados no estúdio de Abbey Road, em Londres, e embalados em capas que reproduzem as originais.

Serviço: Nesta sexta-feira (9) a Black Soul Samba faz uma festa especial: “Clara Nunes 70 anos”, e convida ao palco do bar Palafita para interpretar os grandes sucessos de Clara a cantora Gigi Furtado e a banda Cavaleiros de Jorge. Além dos DJ’s do Coletivo Black Soul Samba. A festa começa às 20h30, com ingressos a 15 reais e 8 reais para estudantes.

Contatos: 8347-1698 e 8291-6992
Outras informações e promoção de cortesias: www.facebook.com/BlackSoulSamba


Um comentário: