quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Black Soul Samba convida Larissa Leite em homenagem ao samba



Nesta sexta-feira (16) a Black Soul Samba está no ritmo do samba e convida Larissa Leite e banda para um show especial em homenagem ao estilo. A festa acontece no bar Palafita, começa às 20h e o show acontece às 00h, com ingressos a 15 reais e entrada para estudantes a 8 reais. 

Além disso, os DJ's do coletivo Black Soul Samba formado por Uirá Seidl, Kauê Almeida, Homero da Cuíca, Fernando Wanzeller e Eddie Pereira, tocarão os sucessos do samba, samba rock, partido alto e outros estilos afins, além de toda a diversidade de ritmos que sempre faz parte das festas da Black.

O repertório do show de Larissa Leite terá composições próprias e versões de grandes sucessos do samba que inspiram a cantora, além de marcar sua estréia solo. O público poderá conferir versões de Cartola, Noriel Vilela, João Nogueira, Clara Nunes e Jorge Ben.

A banda que acompanhará a cantora é formada por Neto Cohen (sete cordas), Gabriel Ventura (seis cordas), Carlinhos (cavaco), Ganso (pandeiro), Igor Nicolai (sax e clarinete), Diego Cohen (percussão) e Marcinho (percussão).

Desde fevereiro do ano passado Larissa começou a se apresentar com seu antigo grupo Gamboa em bares e casas de shows de Belém, abrindo um dos shows da cantora Lia Sophia e sendo convidados a participar da "Noite dos Chorões Paraenses", que homenageou o mestre Adamor do Bandolim. Agora a cantora está focada na carreira solo e em processo de produção do seu primeiro disco. 

A artista começou a cantar samba muito nova, desde os oito anos ela já levava com o pai um sambinha, quando tinha 14 anos era apaixonada pela Nara Leão e a aspiração da pequena Larissa era ter um violão para se tornar sambista. “Quando eu canto samba tudo que eu já passei na minha vida passa pela minha cabeça. Todos os instrumentos que formam o samba me emocionam, me deixam feliz.”, conta a cantora.

O samba e seu legado

Foi da mistura de estilos musicais de origem africana e brasileira, que surgiu o estilo que conhecemos por samba. Ele é tocado com instrumentos de percussão, que são acompanhados por violão e cavaquinho. As letras geralmente narram o cotidiano das pessoas que moram nas cidades e que levam uma vida simples.

As raízes do samba foram fincadas no Brasil ainda na época Colonial com a chegada da mão-de-obra escrava no país. Sendo o primeiro samba gravado por aqui somente em 1917. Se tratava da canção “Pelo telefone”, cantada por Bahiano, com letra de Mauro de Almeida e Donga.

Tempos depois, o samba se espalhou pelas ruas e pelos carnavais do Brasil. Neste período, os principais sambistas foram: Sinhô Ismael Silva e Heitor dos Prazeres. Já na década de 30 as estações de rádio, em plena difusão pelo Brasil, passaram a tocar os sambas em sua programação.

Os grandes sambistas e compositores desta época foram: Noel Rosa autor de “Conversa de Botequim”, Cartola de “As Rosas Não Falam”, Dorival Caymmi de “O Que É Que a Baiana Tem?”, Ary Barroso de “Aquarela do Brasil” e Adoniran Barbosa de “Trem das Onze”. Na década de 70 e 80 começa a surgir uma nova geração de sambistas como Paulinho da Viola, Jorge Aragão, João Nogueira, Beth Carvalho, Elza Soares, Dona Ivone Lara, Clementina de Jesus, Chico Buarque, João Bosco e Aldir Blanc.

E na lista de importantes sambistas de todos os tempos também estão Pixinguinha, Ataulfo Alves, Elton Medeiros, Nelson Cavaquinho, Lupicínio Rodrigues, Aracy de Almeida, Demônios da Garoa, Isaura Garcia, Candeia, Elis Regina, Nelson Sargento, Clara Nunes, Wilson Moreira, Elizeth Cardoso, Jacob do Bandolim e Lamartine Babo.
https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif

Serviço: Nesta sexta-feira (16) a Black Soul Samba está no ritmo do samba e convida Larissa Leite e banda para um show especial em homenagem ao estilo. Além dos DJs do coletivo Black soul Samba. A festa acontece no bar Palafita, começa às 20h e o show acontece às 00h, com ingressos a 15 reais e entrada para estudantes a 8 reais. 

Contatos: 8347-1698 e 8291-6992

Outras informações e promoção de cortesias: www.facebook.com/BlackSoulSamba

Nenhum comentário:

Postar um comentário