A BlackSoulSamba continua suas atividades culturais em 2023, após um curto recesso, para celebrar toda a Tradição do Samba !
Desde o primeiro samba gravado, em 1916: "Pelo telefone", pelo cantor Donga, o ritmo musical paulatinamente foi se firmando como um dos maiores patrimônios culturais imateriais do Brasil.
Apesar da controvérsia sobre a cidade de origem do samba, Rio de Janeiro ou Bahia, o fato é que o estilo se popularizou nos anos 30, como um gênero musical típico de nosso país, e sua forma moderna consolidou-se nas comunidades afro-brasileirasdo século XX. Surgido como uma dança de roda marcada pelo batuque, o samba transformou-se em um gênero de canção popular, sendo um dos mais populares do Brasil e um dos seus símbolos no exterior"
O Show da noite
O cantor Paraense Messias Lyra comandará o show da edição, trazendo canções clássicas do estilo, perpassando várias décadas, e abordando diferentes compositores e intérpretes.
O cantor e sua voz grave e super afinada, levará um conjunto afiado para o palco do Saveira, abordando diferentes pérolas que marcaram os mais de 100 anos do estilo. Messias Lyra é cantor, compositor, poeta e jornalista. Tem 35 anos de carreira, com mais de 200 composições autorais em parceria com compositores paraenses e outros espalhados pelo Brasil. Ativo participante de festivais pelo Brasil, é nome certeiro nos bares de Belém onde interpreta o melhor da MPB, além de clássicos do samba.
Esta será a terceira apresentação de Messias Lyra na BlackSoulSamba. Os músicos que o acompanham são: Carlinho do Cavaco (Cavaquinho), Sandro Sete Cordas (violão Sete Cordas) e André Ganso (pandeiro), a formação clássica do samba. São músicos tarimbados e experientes, que tocam na noite e acompanham grandes artistas do samba paraense.
O repertório do show é composto de alguns clássicos do samba como: "Preciso me encontrar" (Candeia), "Amei demais", "Eu sou assim" (Roberto Ribeiro), "Carta de Alforria", "Meu gás acabou" (Luiz Américo), "Juízo Final" (Nelson Cavaquinho), "Críticas" (Ciro Aguiar), "A flor e o espinho" (Nelson Cavaquinho e Guilherme de Brito), "Vai acontecer" (Agepê), "Minha missão" (João Nogueira e Paulo César Pinheiro), "O mundo é um moinho" (Cartola), "Desde que o samba é samba" (Caetano Veloso), dentre muitos outros.
A BLACKSOULSAMBA NO SAVIEIRA CULTURAL
A noite será liderada pelos DJ´S: Eddie Pereira, Uirá Seidl e Kauê Almeida, que além de sambas, trarão canções de diversos outros estilos, como Funk, Soul, Reggae, Hip hop e muita música popular brasileira, além de outras vertentes que poderão integras as sequencias musicais, como por exemplo: Afrobeat e ritmos regionais Paraenses.
Esta será a primeira edição da BSS no local, espaço de construção criativa e coletiva, que reúne música, gastronomia e literatura, em parceria com o Porão Cultural (@poraocultural).
Para acessar o cardápio e programação da casa, acessar a página no instagram: @savieira.cultural
O QUÊ: BLACKSOULSAMBA APRESENTA "OS CLÁSSICOS DO SAMBA" - COM MESSIAS LYRA
ONDE: SAVIEIRA CULTURAL - RUA DOS TAMOIOS, 1587
QUANTO: R$ 10 - ANTECIPADO VIA PIX - NO LOCAL ATÉ 22 horas
QUANDO: 19 de maio, a partir de 20 horas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário