quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

BlackSoulSamba celebra 13 anos !

 

ANIVERSÁRIO DE  13 ANOS  DA BLACKSOULSAMBA – COM RENATO LÚ, COLETIVO TAMBORIMBÓ E SELEKTAH NU BEAT


Criado em 2009, o Evento Cultural BlackSoulSamba comemora 13 anos, na sexta dia 09 de dezembro, com uma edição repleta de atrações, marcada pela diversidade musical, que é característica marcante da  festa: “Além do samba, e do samba-Rock, a BlackSoulSamba sempre teve braços abertos pra diversos estilos musicais, dentre outros: Reggae, Rap, Carimbó, música  latina e africana.

Ao longo destes 13 anos recebemos mais de 100 bandas e artistas distintos, dentre quase 350 diferentes edições”, comenta o produtor/DJ, Uirá Seidl, um dos seus criadores.

E essa edição de aniversário não será diferente, destacando o Show principal da noite, do cantor e compositor: Renato Lú, que estará estreando seu novo espetáculo, intitulado: “Canto Sagrado”.

 

O canto sagrado de Renato Lú

 

O Show principal da noite é uma reflexão sobre a contribuição que a cultura Afro trouxe para a Musicalidade  Brasileira. Repleto de ritmos e suingues, adaptados para nossa Sonoridade Regional Amazônica.

O ritmo vindo das periferias mergulha no universo do canto e suas possibilidades de conexão com o prazer e a alegria. O  show é um encontro da tradição associado ao balanço que é uma marca do meu estilo. por isso, "Meu Canto é Sagrado". O Repertório é cheio de  batuques, Afoxés Ijexás.sambas e canções, ou seja um pé na África e outro no Brasil.

Renato Lú já possui 33 anos de carreira, destacando seu último álbum: “Arraial das Abelhas”, que inclusive será ofertado como brinde para os 80 primeiros  espectadores do evento.

A Banda é comandada pelo Diretor musical Taylan Pereira, que  também toca Contra-baixo, Willi jardim( Guitarra), Gugu( Bateria), Marcelo solon( sax) e João Paulo ( percurssão).

 

DJ e Carimbó

 

O Carimbó ficará por conta do Coletivo Tamborimbó, que é um grupo musical que surgiu a partir de uma ONG, a ACENA, (associação cultural esportiva dos negros da Amazônia), surgida com o objetivo de proporcionar o resgate da musicalidade regional e popular, afro brasileira, tocando além do nosso tradicional Carimbó, também ritmos como Xote e Lundu. Seu repertório é calcado em músicas de grandes mestres populares, além de músicas autorais.

O DJ convidado da  noite vem direto de Castanhal: DJ Selektah Nu Beat (Allan Madeiro), considerado um dos melhores DJ´s de  Black Music da nossa região, requisitado em gravações independentes de diversos artistas de Hip Hop, além de presença constante em festas noturnas, tanto em Castanhal quanto em Belém.

Além dele, a celebração dos 13 anos da BlackSoulSamba  contará com os Dj´s residentes e produtores do evento: Eddie Pereira, Uirá Seidl e Kauê Almeida.

 

O QUÊ: ANIVERSÁRIO DE 13 ANOS DA BLACKSOULSAMBA

QUANDO: DIA 09 DE  DEZEMBRO – início do evento: 20 horas (Shows a  partir de 23:30 h)

ONDE: Kaza Cabana – Avenida Governador José Malcher n.1084 (Antiga Kaza Coentro).




QUANTO: Ingressos: R$ 15 (primeiro lote – antecipado – pix: 91983621793)

 

sexta-feira, 4 de novembro de 2022

BlackSoulSamba celebra 80 anos do genial compositor: Paulinho da Viola !

 



Paulo César Batista de Farias, o Paulinho da Viola, carreira iniciada nos anos 60, é sem dúvida um dos maiores nomes vivos do Samba e da música brasileira.
Dono de uma discografia impecável, e dezenas de clássicos imortais da nossa canção.

Filho mais velho do violonista Benedicto Cesar Ramos de Faria, integrante da primeira formação do lendário grupo de chorinho: Época de Ouro, Paulinho da Viola nasceu no bairro de Botafogo em 1942 e desde pequeno gostava de ouvir choros e  sambas. Assim, teve a oportunidade de conviver com grandes chorões da época, como Pixinguinha e Jacob do Bandolim, entre outros, observando a maneira de tocar dos músicos.

Torcedor do Vasco e da escola de samba Portela, após integrar o grupo Rosa de Ouro, ao lado de Clementina de Jesus, Paulinho da viola iniciou sua carreira solo em 1968, lançando em poucos anos, alguns álbuns emblemáticos, tais como: “Foi um rio que passou na minha vida” (1970),  “A dança da solidão”(1972) e “Nervos de aço” (1973).

         É essa lenda viva do samba e da música brasileira, que estará sendo homenageado no Espaço Cultural Apoena, dia 11 de novembro, com o aniversário de Paulinho da Viola sendo exatamente no dia 12/11.

 

O intérprete da Homenagem

Luiz Leite é um cantor Paraense, e tem sua vida dedicada ao samba, desde 1997, quando tocou em vários grupos locais, começando a realizar homenagens a grandes nomes do samba, em 2001, como por exemplo, os shows: “Nas veias do Brasil” (2007 – Teatro Margarida Schivazappa), “Eu canto samba” (2011 – SESC Ver-o-peso), “Cem  anos de samba” – (2016 – SESC Castanhal), “Mangueira Pedra 90” (2018 – Teatro Gasômetro), dentre outros, destacando recentemente a LIVE realizada em 2021: “Luiz Leite canta Paulinho da Viola”, show que será reeditado no evento da BlackSoulSamba.

      “Comemoro 25 anos de carreira com esse show em homenagem a um dos maiores ícones do samba, cantando alguns dos maiores sucessos de sua discografia, além  de algumas músicas  menos conhecidas.”

A banda  é formada pelos músicos Washington Nunes (cavaco e direção), Júnior Makako (violão 7 cordas), Fred William (flauta), Diego Augusto  e Amaral (percussão).

A festa contará com os Set´s dos Dj´s residentes: Kauê Almeida, Eddie Pereira e Uirá Seidl, que realizam a BlackSoulSamba desde 2009, com mais de 300 edições realizadas. A edição também contará com o DJ /músico Homero da cuíca.

 

BLACK SOUL SAMBA APRESENTA PAULINHO  DA  VIOLA 80 ANOS -  COM LUIZ LEITE E BANDA

DIA 11 DE NOVEMBRO – início do evento: 20 horas (Show 22 h)

ESPAÇO CULTURAL APOENA  - Av. Duque de Caxias 450, Belem do Pará, PA

Ingressos: R$ 15 (primeiro lote)

domingo, 18 de setembro de 2022

Selecta BlackSoulSamba aporta na Cervejaria Flor de Lúpulo, nas quintas de outubro.

 

A Black soul samba não se prende a rótulos e convenções limitadas sobre o que significa a black music, pois entende o processo da criação musical como algo amplo e multifacetado, espalhado por todo o planeta:seja no blues norte-americano, no samba de roda baiano, no afrobeat nigeriano ou ainda na cumbia colombiana, ou seja: todas as cores da “black music”, literalmente, como diz o seu “slogan”.

A aproximação artística com o samba-rock e black music universal, não os distancia de autênticos patrimônios culturais paraenses, como o carimbó e guitarrada paraense, e ademais, na marcante homenagem a grandes nomes da música regional e nacional. Fato que torna o Coletivo BSS, um autêntico defensor do que há de mais valor artístico na música negra e brasileira, planejada e organizada como uma verdadeira celebração da boa música de valor histórico.

Os eventos Black Soul Samba, atualmente comandados pelos dj´s e produtores: Uirá Seidl, Eddie Pereira e Kauê Almeida, são fortemente marcados pela disseminação da música e cultura de valor e representatividade histórica.
 
Em outubro de 2022, toda essa diversidade musical aportará na Cervejaria Flor de Lúpulo, que há mais de 1 ano vem demonstrando ser  uma ótima opção na  cidade de Belém, oferencendo uma programação cultural, e com seu delicioso Chopp artesanal, incluindo a versão IPA, Pilsen, dentre outras.A entrada  é franca, assim como o estacionamento. A programação começará a  partir de 20 horas, e  contará com dj´s convidados.
 
 

 

O QUÊ ? - Quintas de outubro - Selektah BlackSoulSamba - dias 06, 13, 20 e 27 de outubro

ONDE: Flor de Lúpulo: Almirante Wandelkolk, 690 (ao lado do Quem são eles).

QUANTO: Entrada franca. 

APOIO: Cartão Amigos do Parque (Parque dos Igarapés)