sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Black Soul Samba convoca Rande Frank e Renata Del Pinho para entoar os Novos Baianos

No ano em que os Novos Baianos anunciam uma turnê de retorno, a Black Soul Samba faz sua terceira homenagem a uma das mais emblemáticas bandas da música brasileira. Autores de hinos do cancioneiro como "Brasil Pandeiro", "Mistério do Planeta", "Preta Pretinha" e "Besta é tu", entre várias outras, o grupo formado por Baby Consuelo (hoje Baby do Brasil), Pepeu Gomes, Moraes Moreira, Jorginho Gomes, Paulinho Boca de Cantor, Galvão e Dadi até hoje é lembrado como um dos mais importantes da história da música no Brasil e por isso mesmo, recebe homenagem da BSS pela terceira vez.

Para a Black Soul Samba, chegar aos 44 anos de lançamento do disco Acabou Chorare com o anúncio de uma turnê de reunião do grupo é justo que se faça uma nova homenagem. Segundo o produtor Uirá Seidl, "juntando a brasilidade de Assis Valente com guitarras inspiradas em Jimmi Hendrix e sob a égide das criações de João Gilberto, 'Acabou chorare' foi um marco e seus reflexos continuam fortes até hoje." Nascido em meio ao movimento da Tropicália, o grupo deixou 9 álbuns gravados, sendo “Acabou Chorare”, considerado pela Revista Rolling Stone, em 2007, como o melhor disco da música brasileira. Seu terceiro disco, Novos Baianos F.C, virou documentário homônimo; além disso, a banda teve músicas incluídas em diversas trilhas sonoras do cinema brasileiro, como o clássico Meteorango Kid (1969) de André Luiz de Oliveira.




Em 10 anos de carreira, os músicos de Salvador (Baby Consuelo era única não baiana) fizeram importantes capítulos da história musical do Brasil, se apresentando nos principais programas de televisão da época e vivendo juntos, numa comunidade quase anárquica, em meio à ditadura militar. Com uma diversidade musical que inclui o choro, rock and roll, blues, frevo, jazz, samba e bossa nova, o grupo está entre os principais expoentes da vanguarda da música brasileira. Não à toa, esta é a segunda vez que a Black Soul Samba rende homenagens ao grupo, a primeira ainda em 2011, numa das mais bonitas edições promovidas pelo Coletivo BSS. Segundo Rande Frank, o show seguirá na íntegra todo o disco "Acabou Chorare", com alguns "bonus" de outros discos como "Eu sou o caso deles".

Para esta sexta a banda convocada conta com o carisma de Rande Frank e Renata Del Pinho, que se apresentam juntos mais uma vez num show que conta ainda com participação especial da cantora Patrícia Rabelo, acompanhados pela banda formada por Kleber Benigno na percursão, Mário Renan, na bateria, Thiago Vasconcelos no violão, Maurício Panzera no baixo e Guibson Landim na guitarra, além do próprio Rande também no violão.

Jazz fusion na abertura da noite Além de Rande Frank e Renata Del Pinho

A noite de sexta-feira recebe ainda o show "Orgânico" do guitarrista e compositor Quiure, lançado em abril deste ano. "Orgânico" teve seu primeiro passo concreto a partir do show "Magnetizado", realizado em agosto de 2014 no Espaço Cultural Sesc Boulevard. Após o sucesso de público no show do Sesc Boulevard, Quiure foi convidado a participar do 12º Suriname Jazz Festival, renomado festival que reúne artistas internacionais do cenário instrumental. Lá se apresentou em duas sessões, nos dias 24 e 26 de outubro, como artista representante da música brasileira. Desde então, o trabalho de "Orgânico" vem sido pensado e amadurecido cuidadosamente. Versáteis, as composições atraem pela variedade de estilos que Quiure experimentou e optou em sua carreira musical. Suas músicas são trilhas, analisa, acrescentando que mais queo desafio técnico, este trabalho pretende ser "acessível e contagiante".

A noite conta ainda com os DJs Black Soul Samba levando suas seleções aprofundadas e comprometidas com o que há de melhor na música black e brasileira dos anos 60 e 70, além de lançamentos de todo o mundo. Serviço Black Soul Samba homenageia Novos Baianos com Renata Del Pinho e Rande Frank Sexta-feira, 07 de outubro de 2016, a partir das 21h .

Local: Tábuas de Maré - Rua São Boaventura, 156, Cidade Velha, próximo a Avenida Tamandaré Ingressos: R$20,00 - com meia-entrada para estudantes Apoio: Culltura Studio e Eupatrocino Crowdfunding Informações gerais: (91) 98362 1793 Informações para imprensa: Danielle Franco::(91) 98425 6171 || 98190 9270

Nenhum comentário:

Postar um comentário