“Não fumo, não bebo e não cheiro. Meu único defeito é que minto um pouco”. Nesta sexta-feira (27) a Black Soul Samba homenageia o polêmico e talentoso Tim Maia com um show especial de Roguesi e banda. A festa acontece no bar Palafita às 20h30, sendo o show às 00:30 h, com entrada a 15 reais e 8 reais para estudantes.
Para completar a diversão a noite contará com a seleção especial de músicas dos DJ's do Coletivo Black Soul Samba formado por Uirá Seidl, Kauê Almeida, Homero da Cuíca, Fernando Wanzeller e Eddie Pereira. Nos sets estarão sucessos de todas as fases de Tim, dos anos 70 até 90. Além de muito som black brasileiro de artistas como Carlos Dafé, banda Black Rio, Gerson King Combo, Toni Tornado, Cassiano, Hyldon, Lady Zu, dentre outros.
Roguesi, que fará um show especial com repertório de Tim Maia, é cantor e músico autodidata. O amor pela música começou desde criança e persistiu até hoje. A carreira musical do artista passeia por várias possibilidades da vasta música popular brasileira. Uma de suas paixões musicais é cantar Tim, show que faz há quatro anos.
“Sou um grande fã dele desde criança, Tim foi o cara que começou a Black Music por aqui. As pessoas geralmente comentam que nosso timbre de voz é parecido”, diz Roguesi.
A banda que o acompanhará é formada pelos músicos Davi Amorim (guitarra), Baboo Meireles (baixo), Cosme Dantas (bateria) e Esdras de Souza (sax). No repertório várias fases de Tim Maia com grandes sucessos como “Que Beleza”, “Do leme ao Pontal” e “Acende o Farol”.
A homenagem a Tim Maia nessa sexta acontecerá coincidentemente um dia antes do aniversário do cantor, que nasceu na cidade do Rio de Janeiro e era o 18° filho de uma família de 19 irmãos. Conhecido como o síndico da Música Brasileira, chegava e colocava ordem nos ensaios e shows com os músicos com quem trabalhava.
A carreira de Tim iniciou junto com Roberto e Erasmo Carlos formando no Rio de Janeiro, em 1957, o grupo Sputniks. Depois de passar seis anos nos EUA, voltou ao Brasil totalmente influenciado pela soul music e teve as ideias rejeitadas pela Jovem Guarda. A grande importância dele está principalmente na significativa contribuição para a inserção do estilo soul na MPB, além de fundir a black music norte americana com ritmos genuinamente brasileiros, como o baião e o samba. Com uma voz grave e intensa misturou estilos e se tornou a partir dos anos 70 um dos principais intérpretes e compositores brasileiros.
Somente em 1968 ele lançou o primeiro compacto solo pela gravadora CBS. Já em 1969 lançou um compacto contendo “These are the Songs” canção que depois foi regravada pela cantora Elis Regina em parceria com Tim. Um ano depois ele lançou o primeiro vinil em formato LP chamado “Tim Maia” pela Polygram alcançando durante 24 semanas o topo das paradas no Rio de Janeiro.
Nos anos 70 conheceu a ideologia conhecida como Cultura Racional, comandada por Manuel Jacinto Coelho, ligado à questão da ufologia. Inspirado por essa nova fase de sua vida Tim lançou em 1975 os trabalhos Tim Maia Racional volumes 1 e 2, por um selo próprio intitulado Seroma. Neste período o artista conseguiu ficar distante de seus vícios, o que influenciou positivamente o timbre de sua voz. Posteriormente frustrado com seu guru, se afastou desta ideia e tirou os discos do circuito, o que os converteu em preciosas raridades.
Na década de 80 ele gravou os álbuns “O Descobridor dos Sete Mares” de 1983, “Um dia de Domingo” de 1985 e “Tim Maia” de 1986. Morreu em 1998, na cidade de Niterói, de infecção generalizada, com a saúde frágil, mesmo assim tentou realizar um show, não suportando as exigências impostas ao seu organismo. Hoje sua memória continua viva, influenciando músicos e público apaixonado por música.
Serviço: Nesta sexta-feira (27) a Black Soul Samba homenageia o polêmico e talentoso Tim Maia com um show especial de Roguesi e banda. Além dos DJ's Black Soul Samba. A festa acontece no bar Palafita às 20h30, sendo o show às 00:30 h, com entrada a 15 reais e 8 reais para estudantes.
Contatos: 8347-1698 e 89150504
Outras informações e promoção de cortesias: www.facebook.com/ BlackSoulSamba