quarta-feira, 23 de maio de 2012

DJs, Vjs e MCs em encontro na Black Soul Samba


DJs convidados de maio chegam com sets diversificados, promovendo um encontro de gerações nas pistas do Palafita.

Roberto Pinheiro, Rick Duarte e Lucas Gouvea. Eles integram três distintas gerações musicais e carregam em suas bagagens os sons mais bonitos, politizados e dançantes dos gêneros da black music; passeando pelo o que há de mais fino nas músicas brasileira, africana e jamaicana, com incursões pelo reggae, samba e todas as demais conotações rítmicas desses países.

Estreando como DJ convidado na Black Soul Samba, mas conhecido em Belém desde a década de 80, Roberto Pinheiro é um dos precursores do reggae por estas bandas. Responsável por contribuir na formação da cena regueira na cidade - ao lado do irmão Milton Pinheiro - Roberto criou o complexo de lazer ecológico Parque dos Igarapés, referência nacional para os melhores shows de reggae.

Com Roberto, Belém viu aportar importantes bandas na cidade, desde o Culture, em 1994, até o SOJA em 2011, incluindo todos os nomes do 1º time do reggae – The Gladiators, Donna Marie, Eric Donaldson, Stanley Beckford, Ziggy Marley e os Melody Makers, Inner Circle, Owen Gray, Max Romeo, Gregory Isaacs, Alpha Blondy, Tribo de Jah e muitos outros, que sem dúvida estarão no set de Pinheiro na noite desta sexta, 25 de maio.

“Minha história com o reggae começa pelas mãos do Ras Margalho, com quem conheci as primeiras ‘pedras regueiras’. Daí, fui picado pela mosca que transmite essa paixão pelo reggae”, brinca Roberto Pinheiro.

Sua contribuição para a cena de Belém vai além da floresta que cerca o Parque dos Igarapés. Como radialista, Roberto passou 11 anos na Rauland FM com o programa "Reggae Vibration”, e antes ainda teve o “Meio Dia em Reggae”, na Rádio Marajoara. Hoje, Pinheiro segue com suas vibrações regueiras na Rádio Metropolitana FM. Com toda essa trajetória, não é difícil imaginar que o set do radialista terá o melhor do mais nobre reggae mundial. É comparecer e confirmar pra crer.

Reggae, dub e hip hop também no jogo de MCs e VJ - noite na BSS será um misto musical em crescente.

Além do regueiro Roberto Pinheiro, a noite desta sexta terá ainda o som autoral de Rick Duarte. Músico fundador do projeto Alma Livre Sound System, o MC Rick D, como é conhecido, passou os últimos três anos no Rio de Janeiro, onde estabeleceu importantes parcerias, dentre elas com Jimmy Luv, na música “Becos e Vielas”. De volta à Belém, o MC levará ao Palafita um repertório próprio, com bases jamaicanas e muito dub e hip hop.

O som roots de MC D, será todo em cima de efeitos e vinis, no estilo sound system. “Quero manter o formato original de como era feito na Jamaica. O sound system tem uma dinâmica própria de palco, com o DJ tocando o vinil e o MC cantando as letras. A diferença é que quando surgiu, o MC levava o rádio pra rua e agora estamos no palco”, explica Rick.

No repertório, as canções são todas do MC, que faz a estreia de sua verve autoral. Para ajudar no ritmo, Rick convocou os amigos e MCs Gaspar e Bruno B.O, antigo parceiro e fundador do Alma Livre. “Nós temos algumas músicas juntas, que tocamos tanto no meu trabalho, quanto no do Bruno. É uma troca, e agora ele faz a participação especial”, informa.

Compondo com os MCs, a noite também terá a presença dos DJs Morcegão e Sukah, comandando os vinis e efeitos. “Não é um show, porque não tem banda, mas é o meu trabalho autoral e a participação dos parceiros é fundamental”, finaliza.

Vindo da Jamaica pro Brasil, o VJ Lucas Gouvea dá o toque de modernidade visual na pista. Juntando o trabalho de DJ com VJ, o artista diz que por ser um projeto novo é até difícil pensar num nome. Sua performance vem do vjing, e o resultado será um set marcado pelo tom do Improvídeo Live, projeto em que ele trabalha imagens e áudios, todos eles com uma certa conotação política.

“Comecei como DJ no Coletivo Pogobol, onde as festas eram sempre temáticas. Depois passei a estudar o vjing, e daí nasceu o Improvídeo”, informa Lucas. Para a festa desta sexta, o DJ/VJ levará sons brasileiros em vinis, em remix texturizado com imagens e áudios, aliados à música brasileira, africana, e segundo ele, “misturado com discursos, falas, poesias, etc.”, conclui.

Além dos DJs convidados, a noite desta sexta, 25 de maio, conta com a pegada do coletivo Black Soul Samba, onde Uirá Seidl, Kauê Almeida, Fernando Wanzeller e Eddie Pereira, levarão todas as cores da alma nos sons que permeiam a boa música que vem da África e do Brasil.


É nesta sexta! 25 de maio, a partir das 21h

Quer ganhar um par de ingressos? Então curta e compartilhe este link na nossa Fan Page no Facebook.  Quem mais compartilhar, tá dentro da festa de sexta, é de graça ;-)


Onde: No bar Palafita – Siqueira Mendes, ao lado do Píer das 11 Janelas, na Cidade Velha
Quanto: R$10,00  - com meia entrada para estudantes (com carteirinha)
Informações:
Imprensa – Dani Franco –             (91) 8889 3639       / 8190 8270 / danifrancopa@gmail.com
Escute a Black na Rádio – Toda quarta, das 21h às 23h, na Unama FM – 105.5. Reprise aos sábados, 22h.
Siga-nos no twitter: @blacksoulsamba

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário