Retomando as atividades depois do recesso do início de ano, o Coletivo Black Soul Samba inicia 2016 trazendo o som de Jorge Ben Jor para o Tábuas de Marés. Com dois shows, do grupo Café Expresso e do músico Roguesi, a noite será de comemoração aos 40 anos do álbum "África Brasil", lançado por Ben Jor em 1976.
Nesta sexta-feira, 4 de março, o Coletivo Black Soul Samba reinicia suas atividades anuais. Chegando ao sexto ano de atividades, a BSS abre o mês de março com uma dupla homenagem ao carioca Jorge Ben Jor, que em 1976 lançou o 14º álbum de sua carreira: "África Brasil", considerado pela crítica com um dos mais significativos discos de música brasileira por consolidar em sua carreira a fusão de gêneros musicais e de técnicas de composição entre a música afro-brasileira e a música pop negra dos EUA.
Destacado pela Revista Rolling Stone Brasil como um dos 100 mais importantes álbuns da música brasileira, "África Brasil" tem clássicos como "Xica da Silva" e "Taj Mahal", presentes no imagiário coletivo Brasil adentro. Em seu lançamento, foram vendidas 60 mil cópias do álbum que se tornou um dos discos mais celebrados pela crítica.
Para o site especializado Allmusic, a fusão musical do álbum produziu "um dos sons mais fascinantes já gravados no Brasil". Já no livro 1001 Albums You Must Hear Before You Die, o álbum é descrito como uma espécie de "manifesto do soul carioca", que combina o melhor de James Brown e Sly Stone.
Organizado e produzido pelo músico Charles Gavin em 2002, a gravadora Universal (detentora do catálogo da antiga Philips) relançou o álbum em versão remasterizada no formato CD. Naquele mesmo ano, foi escolhido como um dos 50 álbuns mais legais do mundo pela revista Rolling Stone, sendo o único disco brasileiro da lista.
Quem sobe ao palco para interpretar o clássico álbum é o cantor Roguesi. Presente em diversas outras homenagens realizadas pela Black Soul Samba, Roguesi será responsável em levar ao Tábuas de Maré toda a musicalidade ímpar de "África Brasil".
Mas não é só, antes a festa será aberta com o grupo "Café Expresso". Recém criado, o grupo é formado por Caio Almeida, Davi Million e Marlon Serra, todos vocalistas que se apresentam com bases eletrônicas. Seu trabalho autoral tem forte influência da musicalidade de Ben Jor,
A noite ainda será comandada pelos Dj´s Black Soul Samba, que levam toda a brasilidade da música em canções de todas as fases de Jorge, desde o início como Jorge Ben, até a chegada de Jorge Ben Jor, incluindo ainda diversos nomes importantes no estilo, como Trio Mocotó, Bebeto e Simonal e também novos nomes como Seu Jorge e Clube do Balanço.
Serviço
Homenagem aos 40 anos do disco África Brasil de Jorge Ben Jor na Black Soul Samba - Com Roguesi e Café Expresso,
4 de março de 2016, a partir das 21h
Local: Tábuas de Maré - Rua São Boaventura, 156, Cidade Velha, próximo a Avenida Tamandaré
Ingressos: R$20,00 - com meia-entrada para estudantes
Informações gerais: (91) 98362 1793
Informações para imprensa: Danielle Franco::(91) 98425 6171
Nenhum comentário:
Postar um comentário