terça-feira, 16 de dezembro de 2014
Cinco anos de Black Soul Samba
A Black Soul Samba comemora nesta sexta ,19, cinco anos de formação com uma festa especial no bar Palafita, à partir das 21h. Além da discotecagem dos Djs da Black, o evento terá a apresentação do músico Ruy Montalvão e o grupo Montalva, fazendo o pré lançamento de seu primeiro disco, e da cantora Joelma Klaudia com o show “Amy&Janis”. Além disso, a festa conta com a participação dos DJs Homero da Cuíca e Ana Flor; do guitarrista Daniel Du Blues, fazendo uma live session com os DJs BSS, e o Bazar das Grrrls, com promoções de natal.
Ruy Montalvão, líder do saudoso Coletivo Radio Cipó, promete agitar a festa no acompanhado do grupo Montalva (formado pelos músicos Leo Chermont, Proefx, Douglas, Luis Bolla, Jared Almeida e Xaréu). Na ocasião a trupe lança seu primeiro disco solo, uma compilação de seis composições amadurecidas ao longo dos anos pelo músico e fruto de parcerias com o Dj Bernardo Pinheiro e os artistas Rodrigo Jamant, Jared Almeida e Mestre Laurentino.
Segundo o músico, é uma honra estrear o seu primeiro trabalho solo numa festa como a Black Soul Samba. “Eu tenho um sentimento de gratidão por esses caras que me estenderam a mão de primeira quando disse que estava gravando um disco solo. Sem pestanejar Uirá disse: ‘Vamos lançar nos cinco anos da Black em Dezembro!’. É uma grande responsabilidade e ao mesmo tempo gratificante, pois mostra como eles acreditam no meu trabalho, sem falar que é muito bom tocar nesta festa, onde todas as pessoas têm mente aberta e estão ansiosas por novidades musicais”, resume.
O show do Montalva contará com a participação de Renato Chalú. Os CDS serão vendidos durante a festa.
Já a cantora Joelma Klaudia sobe ao palco do Palafita com o tributo à Janis Joplin e Amy Winehouse. O show apresentará os clássicos das duas divas com participação especial da cantora de Itaituba Cindy Tunner e com a banda base formada por Guibson Landim - guitarra, Maurício Panzera – baixo e Willy Benitez – bateria.
“Os anos setenta sempre estiveram presentes no repertório dos meus shows, desde o início da carreira. A Amy Whinehouse bebe na mesma fonte da Janis Joplin e mesmo sendo uma cantora atual, a sua construção musical é vintage, o que dá unidade ao show. Quando recebi o convite da Black para participar do aniversário de cinco anos fiquei feliz em subir ao palco com esse set que vai mostrar os clássicos das duas pérolas do jazz e blues”, explica Joelma.
Cinco anos de Swing- O coletivo Black Soul Samba surgiu no final de 2009 com a união do núcleo da festa ‘Blackout’ (formada por Eddie Pereira, Fernando Wanzeler e Alex Pinheiro), com novos Djs que despontavam na cena: Uirá Pinheiro, Kauê Almeida e Homero da Cuíca. A mistura de referências trazida por cada integrante foi responsável pelo surgimento de uma festa que a cada sexta celebra o swing e a musicalidade negra. “O coletivo começou a partir da ideia de lançar uma nova festa ‘black’, mas com um tempero brazuca. Desde o início queríamos escancarar a música brasileira como algo indissociável da cultura negra universal”, conta Uirá Pinheiro.
Do Soul à Cumbia, do Afrobeat ao Carimbó; o tempero híbrido proporcionado pela Black Soul Samba alcançou sucesso imediato, tornando a festa uma referência na cidade e responsável por apresentações memoráveis, como a de Felipe Cordeiro e Grupo Sambiose em 2011, e a do Manari e Grupo Bongar de Olinda, no aniversário do ano passado. “Foram tantas edições inesquecíveis: O tributo a Chico Science, as participações do Cabloco Muderno com Pepeu Gomes, Paulinho Moska e Pedro Luís. É difícil dizer qual foi a mais especial!”, brinca Uirá.
De acordo com o Dj, manter a qualidade e inovação das edições é um dos principais desafios do Coletivo: “O maior desafio até hoje é conduzir um evento underground que valoriza estilos fora do ‘mainstream’, e que ajuda a abrir portas pra antigos e novos artistas e grupos musicais da região, tudo isso, na maior parte das vezes, sem patrocínio e com pouco apoio. Manter a Black importante na cena é algo que exige muito esforço de nós todos”.
O grupo que atualmente conta com os Djs Kauê Almeira, Uirá Pinheiro e Eddie Pereira, comemora esta noite os cinco anos de coletivo da maneira que melhor sabem fazer- com festa- e também com votos para que 2015 seja mais um ano de sucesso para a BSS. “Esperamos continuar sendo uma referência na cena musical da cidade e acima de tudo, colaborar com os grupos musicais da cidade, sejam eles com proposta autoral ou mais voltado para releituras de outros artistas”, resume Uirá.
Serviço: Black Soul Samba Cinco anos, com o Grupo Montalva, Joelma Klaudia, Daniel Du Blues, DJs Homero da Cuíca, Ana Flor e Bazar das Grrls.
Dia: Sexta-feira, 19.
Hora: a partir das 21h.
Local: Palafita. Rua Suqueira Mendes, 264. Cidade Velha.
Ingresso: R$20, com meia para estudantes até as 23h.
Texto: Bianca Levy
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário