quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Blues brasileiro na Black Soul com Buscapé




Lenda viva do underground paraense, o músico Edwaldo Henrique, conhecido como Buscapé Blues, leva sua irreverência para a Black Soul Samba desta sexta, 07 de dezembro, fazendo da noite uma celebração ao bom humor com o melhor do blues e rocks rurais.


Rock rural e blues certeiros. Estes serão os principais ingredientes sonoros que a banda Buscapé Blues levará para Black Soul Samba desta sexta, incluindo novos arranjos para os clássicos sessentistas de Roberto Carlos, Raul Seixas e, claro, as clássicas “Marambaia”, “Semente de Cânhamo”, “ET” e “Molequinho”, incorporadas no imaginário alternativo de Belém.

No final dos anos 1980 Buscapé Blues já “causava espécie” nas quebradas da Marambaia e de Icoaraci. Aos poucos ele invadiu Belém, conquistou o público em shows inesquecíveis na Praça da República e no Memorial dos Povos e hoje é um dos mais festejados artistas do circuito alternativo Pop Cult.

Buscapé é desses que foca a crítica social com o humor típico dos profetas que sorriem da vida. E com seus acordes, projeta a música de forma lúdica e diverte o público. Seu mais recente trabalho, “Andarilho das Galáxias”, foi gravado com o apoio do Núcleo Cultural da UFPA e editado através da Revista Pará Zero Zero. Suas músicas despertam nos corações e mentes, sentimentos coletivos de criatividade e de crítica às contradições sociais.

Tudo o que Busca canta vira hit, e algumas integram a programação da Rádio Cultura. Utilizando o rock, o blues, o reggae e o rap como instrumentos de conscientização, Buscapé provoca catarse coletiva. Para os que conhecem e curtem, já há um terceiro trabalho, prestes a ser lançado pelo selo Ná Music.

A formação atual da banda reflete mais uma vez o ecletismo do trabalho de Buscapé. A banda Buscapé Blues é formada por: Edwaldo Henrique, vocalista e compositor.  O contrabaixista Franklin Victor estudou música no Conservatório Carlos Gomes, na escola do Sesc (violão popular) e SAM. Jorge Furtado, o guitarrista, é natural de Santa Catarina, estudou no conservatório Villa Lobos em Santos – SP e iniciou carreira com a banda punk Pó da China ,mora em Icoaraci onde participa da banda Novos Camaleões, também dos anos 1980, e do grupo Mundé Cultural, ambos de Icoaraci, além de várias outras que tocam pop rock pelas noites de Belém. O batera é Zequinha Teixeira, músico vindo da escola SAM e Carlos Gomes, e das bandas Novos Camaleões e Paradoxo.

A noite na BSS terá ainda homenagem o lendário guitarrista de blues, Albert King, falecido em 1992, quando os DJs Kauê Almeida, Fernando Wanzeler, Homero da Cuíca, Uirá Seidl e Eddie Pereira colocarão o melhor do blues em seus sets, compondo com o show diferente e cheio de folk, rock rural e, muito, muito blues com a banda de Buscapé, dando o tom da brasilidade negra que são a marca da Black Soul Samba.


Serviço
Buscapé Blues na Black Soul Samba
Quando: Nesta sexta, 07 de dezembro de 2012
Onde: No Palafita – Rua Siqueira Mendes, ao lado do Píer das 11 Janelas
Hora: A partir das 21h
Quanto: R$10,00 – com meia entrada para estudantes
Informações: Produção –  (91) 8413 0861 /  Imprensa:  (85) 9792 5697
Escute a Black na Rádio: Toda quarta, 21h, na Unama FM – 105.5. Reprise aos sábados 22h.


Um comentário:

  1. Caera...o texto descreve perfeitamente oq é o Buscapé...irreverente...os das antigas da UFPA sempre lembrarão dos shows dele na beira...assistir Buscapé será dá esse pulo lá no passado com o coração apertado de saudade...!!! VIVA O BUSCA!

    ResponderExcluir