quarta-feira, 17 de outubro de 2012

70 anos de Tim Maia e homenagem à Cupijó são os tons da Black Soul Samba



Homenagens ao Mestre Cupijó e ao aniversário de Tim Maia são os pontos mais altos da Black Soul Samba desta sexta, 19 de outubro, tudo por conta de duas grandes  bandas “Som de Pau Oco” e “Voucongás” que se apresentam  ainda na força da Nazica e prometem inebriar o público no Palafita.

Com um inegável legado musical, o cantor e compositor Tim Maia é uma dos artistas mais lembrados da música brasileira. Com fases de extrema criatividade e elevação musical, impressas nos dois volumes do disco “Racional”; seja nas fases mais lúdicas com músicas como “Do Leme ao Pontal”, “Vale Tudo” e “Não quero dinheiro”, até as fases românticas que deixaram as canções “Me  motivo”, “Primavera” e “Azul da Cor do Mar”, marcadas na memória de gerações musicais.

Pela herança deixada no cancioneiro popular do Brasil, mas também pelo jeito forte e temperamental do “Síndico”, o cantor continua sendo reverenciado. Em 28 de setembro passado, Tim teria comemorado 70 anos de vida, para a Black, motivo mais que suficiente para levar sua homenagem ao palco. A banda convidada é a “Voucongás”, formada por músicos experientes e que tem repertório exclusivo do “Síndico” e de outro expoente da soul music nacional: Jorge Ben.

Voucongás em estreia 



Formada por Marcel Barreto, Júnior Gurgel e Rafael Azevedo, a “Voucongás” foi montada para relembrar os velhos grooves de Ben e Tim. De acordo com eles, os três são grandes fãs dos pais do soul e do samba rock, por isso o repertório é exclusivo com o som da dupla. Assim, a “Voucongás” swinga entre a guitarra, a bateria e o baixo. Depois de terem acompanhado músicos de todo o Brasil, e morado no eixo Rio – São Paulo, os músicos garantem que boa experiência profissional estará marcada na energia sonora de seu show de estreia, que, claro, não poderia ser em outro lugar senão o reduto da música brasileira de Belém: a Black Soul Samba.

Mestre Cupijó e o Som de Pau Oco

Falecido em 25 de setembro deste ano, o cametaense Cupijó, é um dos três ícones do carimbó a receber a alcunha de “Mestre”. Ao lado de Lucindo e Verequete, Cupijó é responsável pelo maior legado da música paraense

Se apresentando pela segunda vez na Black Soul Samba, o “Som de Pau Oco” vai levar suas composições coloquiais, espontâneas e alegres para o palco do Palafita, mas principalmente vai homenagear Mestre Cupijó, com um show preparado especialmente para reavivar a memória e também apresentar o legado de Cupijó à uma geração que não terá oportunidade de conhecê-lo.

Trazendo no nome a reverência ao tambor de madeira “curimbó”, que em Tupi Guarani, quer dizer "pau oco, pau escavado", o grupo “Som de Pau Oco” tem ainda na sua instrumentação: o clarinete, o saxofone, o milheiro, o banjo, o tambor de onça, o reco-reco, as maracás e as matracas.
Além da homenagem à Cupijó, o show do Som de Pau Oco terá ainda músicas dos Mestres Lucindo e Verequete, e composições do grupo que ganham vida a partir dos temas do cotidiano e da inspiração da infância e falam do cotidiano urbano, como também da diversidade temática presente nas histórias, casos e lendas da região Norte. “A sereia cantou”, por exemplo, de autoria de Edson Douglas e Renato Cardoso, é uma das composições mais empolgantes do grupo Som de Pau Oco.

A costura das homenagens fica por conta do staff da Black Soul Samba, que como sempre elevam os tons das pistas num passeio pelo melhor da musicalidade negra ancestral e todas as suas vertentes. Uirá Seidl, Kauê Almeida, Eddie Pereira, Fernando Wanzeler e Homero da Cuíca garantem a boa vibração numa noite com desfile de ritmos e cores brasileiras.

Serviço
Homenagem a Tim Maia e Mestre Cupijó na Black Soul Samba – Com os grupos Som de Pau Oco e Voucongás

Quando: Nesta sexta, 19 de outubro de 2012, a partir das 21h
Onde: No Palafita – Rua Siqueira Mendes, ao lado do Píer das 11 Janelas, na Cidade Velha
Quanto: R$10,00 – Com meia entrada para estudantes
Informações: www.blacksoulsamba.blogspot.com / @blacksoulsamba (Twitter) / Página Black Soul Samba (Facebook) / (91) 8413 0861
Escute a Black na Rádio: Toda quarta, 20h, na Unama FM – 105,5, com reprise aos sábados, 21h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário