Renato Torres, Joelma Kláudia e Olivar Barreto empunham o clima e ritmo setentista em show no próximo dia 8. A noite também tem show de abertura com o grupo Casa de Folha.
O movimento que revolucionou a estética cultural do país, a Tropicália recebe homenagem nesta próxima sexta-feira, dia 8. O show Geléia Geral terá canções como Mamãe Coragem (de Caetano Veloso), Desculpe Baby (Mutantes), Domingo do Parque (Gilberto Gil) e 2001 (Tom Zé e Mutantes), dentre outros clássicos que fizeram com que o movimento mudasse a música brasileira após os seus quase 50 anos de inaugurado.
Iniciado em 2013 para apresentação após a exibição do filme "Tropicália", de Marcelo Machado, o Projeto Tropicália tem os cantores, Renato Torres, Joelma Kláudia e Olivar Barreto compondo o que Torres define como tessitura vocal, acompanhandos por Príamo Brandão no baixo, Jó Ribeiro nos teclados, André Macleuri na bateria e o próprio Renato Torres na guitarra.
Cada canção do show foi eleita de acordo com sua importância história e seu significado para um dos integrantes do grupo. Renato afirma que o movimento tropicalista acaba influenciando a todos, pois é um dos movimentos basilares da música e da identidade cultural brasileira. "Particularmente, considero o senso experimental um de seus maiores legados, junto às revoluções da Semana de 22, do Modernismo como um todo, e do Manifesto Antropofágico de Oswald de Andrade, a Tropicália nos liberta de diversas maneiras, coloca grandes doses de humor e auto-ironia - o que se tornou uma das marcas visíveis do modus vivendi brasileiro - e, junto à revolução da Bossa Nova (o primeiro pilar da música brasileira) nos projetou no cenário mundial", explica Renato.
O músico ressalta ainda que o movimento influencia todo o seu trabalho, refletido na escolha livre de temas, no experimentalismo, na inventividade e também na constante pesquisa.
Casa de Folha abre a noite de Geléia Geral
Quem também bebe da Tropicália é o grupo paraense Casa de Folha, que abre a noite "Geléia Geral" da Black Soul Samba desta sexta. Nascida em Belém, em 2011, a banda conta com um EP gravado, Bangalô, com quatro faixas, gravado e produzido no Guamundo Home Studio, dirigido por Renato Torres.
Formada por Thais Ribeiro - vocal, Jassar Protázio - baixo, Ismael Rodrigues - Percussão e André Butter - violão, a banda conta ainda com JP Cavalcante - percussão e Daniel Serrão - sax/teclado, em participações esporádicas. Segundo André, o grupo bebe muito da Tropicália, especialmente em relação "à permissividade de experimentações de timbres dobrar as pulsações e dizer muito sem explicar tanto", diz.
Com uma estética regional como base, o grupo se define como sendo de "música brasileira", que flerta com o máximo possível de sonoridades, "mas no nosso "rg" fica um paraense bem nítida, com teus seus sotaques e batuques", afirma André Butter.
Para o show do dia 8, o grupo conta que vai apresentar o EP Bangalô completo e também canções e músicas que influenciam o Casa de Folha. "Deve ser um show de pulsação alta e uma pegada forte! É a nossa primeira Black e uma honra imensa em abrir pro Renato e Joelma. Vai ser uma noite sensacional!", entusiasma-se.
Além dos shows a noite também contará com os DJs da Black Soul Samba, colocando diversas canções do movimento tropicalistas e artistas influenciados pela Tropicália. Renato Torres garante ainda que canções expoentes como Panis et Circenses (de Caetano Veloso e Gilberto Gil), Baby (Caetano Veloso), Domingo no Parque (Gilberto Gil), Bat Macumba (Caetano e Gil), Não Identificado (Caetano) e a própria Tropicália (Caetano Veloso), serão evocadas na noite da Geléia Geral.
Serviço
Geléia Geral - Show com Renato Torres, Joelma Kláudia e Olivar Barreto em homenagem à Tropicália na Black Soul Samba
Sexta-feira, 8 de abril de 2015, a partir das 21h
Local: Tábuas de Maré - Rua São Boaventura, 156, Cidade Velha, próximo a Avenida Tamandaré
Ingressos: R$20,00 - com meia-entrada para estudantes
Informações gerais: (91) 98362 1793